ARAQUÉM ALCÂNTARA

PATRIMÔNIO NACIONAL

Araquém Alcântara, 64 anos, é apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país.

Desde 1970, dedica-se integralmente à documentação da natureza e do povo brasileiro. Seu trabalho, de notoriedade internacional, tornou-se hoje uma referência nacional e fonte de inspiração para os novos fotógrafos.

TERRA BRASIL

Em sua vasta produção constam 47 livros sobre temas ambientais, 22 livros em co-autoria, 5 prêmios internacionais, 32 prêmios nacionais, 75 exposições individuais, inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas nacionais e estrangeiras.

Em 1997 lançou, após dez anos de pesquisas “Terra Brasil”, o livro de fotografias mais vendido no país. Atualmente na décima segunda edição, a obra já ultrapassou a casa dos 80 mil volumes comercializados.

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Possui obras em acervos de vários museus e galerias, entre eles o Museu do Café, em Kobe, Japão; Centro Cultural Georges Pompidou em Paris, Museu Britânico em Londres, Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo.

Priorizando a fotografia como expressão plástica e instrumento de transformação social, Araquém Alcântara é, hoje, um dos mais combativos artistas em defesa do patrimônio natural do país. 

GALERIA CHROMA | Todos os direitos reservados