RON VAN DONGEN

CARREIRA

Nascido na Venezuela em 1961, Ron van Dongen cresceu na Holanda. Estudou fotografia no Academy of Art College em São Francisco e atualmente reside em Portland nos Estados Unidos.

Seus retratos, sedutores, desvendam e esmiuçam segredos florais e simbolizam nossa relação com a natureza. Em simples arranjos e com uma técnica impressionante de impressão, van Dongen consegue atribuir sensações que refletem os desafios e contradições do cotidiano, sintetizando o belo através do simples.

COLEÇÕES

Sua obra está presente em coleções de arte importantes (privadas e públicas) como a coleção da Microsoft, Museu de Arte de Portland, Elton John Photography Collection, no acervo do Ritz Carlton, para citar alguns. Possivelmente o mais reconhecido fotógrafo de estudos botânicos, seu trabalho foi tema de monografias, presente em inúmeras coleções e exibido em várias exposições pelos Estados Unidos, Europa e Ásia.

LEGADO

"As fotografias de Ron são retratos; plantas e flores seu assunto. Após nutrí-los da semente eles pousam para suas lentes no momento ideal. Os resultados são uma gravação íntima, profundamente pessoal de arquitetura, vida, fragilidade, resolução, emoção e sensualidade."

Ralph Lauren.

GALERIA CHROMA | Todos os direitos reservados